Boa tarde só pra quem tá na Copa do Mundo de Clubes (mentira!).

Mas que ideia boa da FIFA, hein? O torneio começou com tudo. Seu time está?

Quem também começou a operar foi o Pix Automático e, nesta edição, te contamos o que muda, quem ganha e porque o mercado tá de olho nisso. 

Na newsletter de hoje, conheça o pix automático, saiba sobre o WollettePay e o recorde do Febraban Tech 2025:

  • Pix automático entra em operação

  • Iniciador e Núclea se unem

  • WollettePay: a novidade britânica

  • Balanço Febraban Tech 2025

A Let’s Money é a newsletter que te conta tudo o que é mais interessante da indústria financeira, de forma organizada e de graça 😁

Pix automático estreou

O Pix Automático estreou! A funcionalidade do Banco Central permite pagamentos recorrentes com débito direto na conta do usuário. A novidade mira casos como contas de luz, água, telefone, mensalidades escolares, assinaturas de streaming, entre outros — e marca uma evolução direta do antigo débito automático.

A proposta é dar mais autonomia ao consumidor. O usuário poderá definir um valor máximo por cobrança, ativar alertas, consultar débitos autorizados e cancelar transações futuras — tudo diretamente no aplicativo do banco. Na prática, é uma forma de automatizar a rotina de pagamentos com mais controle, transparência e flexibilidade.

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

🧩 Núclea e Iniciador no modo união

A nova modalidade atende a uma demanda antiga do mercado: modernizar o modelo de débito recorrente e reduzir fricções na jornada de pagamento. O Pix Automático pode ajudar empresas a diminuir inadimplência, cortar custos operacionais e atingir públicos que não usam cartão ou boleto.

Além da estrutura criada pelo Banco Central, empresas de tecnologia e infraestrutura começam a se movimentar. A Núclea e a Iniciador anunciaram uma parceria estratégica para oferecer a solução no modelo white label. A Iniciador entra com a base tecnológica e autorização do BC, enquanto a Núclea busca facilitar a adoção por bancos, fintechs e concessionárias com uma proposta agnóstica e integradora.

🧠 Pix Automático: A Revolução

O Pix Automático tem potencial para mudar o jogo dos pagamentos recorrentes no Brasil. O recurso se alinha ao comportamento digital do consumidor, que busca praticidade, segurança e controle, além da necessidade das empresas de cobrar com mais eficiência. No longo prazo, o modelo deve ganhar escala, especialmente quando conectado ao Open Finance, como já começam a fazer empresas como a Núclea.

Segundo Marcelo Martins, da Iniciador, a aposta do mercado é alta, e o impacto provavelmente será maior do que se imagina. “O Pix Automático tem potencial para revolucionar o fluxo de pagamentos no Brasil por oferecer uma experiência mais eficiente, automatizada e online, alinhada ao comportamento atual do usuário. Isso abre oportunidades estratégicas para recebedores e concessionárias que buscam otimizar seu fluxo de caixa e escolher parceiros com melhor estrutura e tecnologia”.

Brasil supera, pela primeira vez, a marca de 200 bilhões de transações bancárias em um único ano, de acordo com o 2º Volume da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2025 (ano-base 2024).

🧠 WollettePay: Open Banking ganha versão turbo no Reino Unido

A fintech britânica Wollette anunciou o WollettePay, sistema que promete unir o melhor dos dois mundos: a fluidez de um pagamento com um toque e a eficiência do open banking. A proposta é permitir pagamentos instantâneos de conta para conta (A2A), sem precisar inserir dados de cartão ou passar por redirecionamentos. Tudo com biometria, criptografia e sem taxas de cartão — tanto online quanto presencialmente.

A novidade estreia no Reino Unido no quarto trimestre de 2025, com expansão para a Europa prevista para o início de 2026. Além do checkout rápido, o WollettePay vem integrado a sistemas de estoque, contabilidade e programas de fidelidade baseados em dados — e se posiciona como uma alternativa direta, inteligente e segura às redes tradicionais de pagamento.

Fact-based news without bias awaits. Make 1440 your choice today.

Overwhelmed by biased news? Cut through the clutter and get straight facts with your daily 1440 digest. From politics to sports, join millions who start their day informed.

📈 Febraban Tech 2025 bate recorde

A 35ª edição do Febraban Tech foi a maior da história. Realizado entre 10 e 12 de junho, o evento recebeu 58 mil visitas no Transamerica Expo Center, superando as 55 mil de 2024 e consolidando sua posição como o principal encontro de tecnologia e inovação do setor financeiro na América Latina. Também houve crescimento em todas as frentes: 500 palestrantes em 200 sessões, 271 expositores (+20%) e 24 mil m² de área construída, um salto de 22% em relação ao ano passado.

Foto: Divulgação

Com o tema “A aceleração do Setor Financeiro na Era da Inteligência”, o evento reuniu lideranças de bancos, fintechs, empresas de tecnologia e sustentabilidade para discutir o futuro do setor em um ambiente cada vez mais orientado por dados e inteligência artificial.

Nos vemos na próxima edição!

Agora todas terças e sextas.

Abraços,

Equipe Let’s Money

Keep Reading

No posts found