Maior evento de tecnologia financeira do Brasil, o Febraban Tech ocorre nos dias 10, 11 e 12 de junho deste ano, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, com expectativa alta. 

Após bater recorde de público com 55 mil visitas, o evento busca ultrapassar a marca em 2025 e, para isso, contará com muitas novidades e diversos debates entre lideranças dos setores financeiro, tecnologia, sustentabilidade, telecomunicações, varejo e de áreas interessadas em inovação.

Dentre as novidades, o Febraban Tech terá um novo espaço para receber grandes debates em um auditório inédito – o “Auditório Febraban” será formado por quatro auditórios, com um palco giratório. 

A novidade se juntará aos auditórios “Cases”, “Inovação & Novos Negócios”, “Imersão”, “Arena Fintech”, além dos Workshops, dividindo painelistas em 12 trilhas, todas permeadas pelo tema central do evento: “A aceleração do Setor Financeiro na Era da Inteligência”. 

Outra novidade para 2025 é a nova área de restaurante, agora em um espaço diferenciado e acolhedor, desenhado especialmente para receber o evento, no rooftop do pavilhão. Além disso, a área de exposição será ampliada para 270 espaços, um crescimento de 20% em relação a 2024. 

IA ganha destaque no Febraban Tech

O evento ocorre em um momento em que os investimentos do setor atingem recordes históricos. Segundo a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, o volume previsto para 2025 chega a R$ 47,8 bilhões, impulsionado pela adoção acelerada de Inteligência Artificial. 

De acordo com o levantamento, as áreas de Inteligência Artificial, big data e cloud computing apresentaram crescimento expressivo. 

A alocação de recursos em IA, analytics e dados crescerá 61% em relação ao ano anterior. Já os investimentos em nuvem devem aumentar 59%. O estudo também aponta que 74% das instituições veem a eficiência operacional como o principal benefício da IA.

Febraban Tech terá Nobel de Economia entre palestrantes

A 35ª edição do Febraban Tech terá a presença do norte-americano Paul Romer, um dos economistas mais influentes e conceituados do século 21, vencedor do Prêmio Nobel em Economia em 2018. Ex-representante do Banco Mundial, Romer foi reconhecido por suas contribuições à chamada “economia das ideias”, que destaca o papel do conhecimento e da inovação no crescimento sustentável. 

Sua teoria mostra que o desenvolvimento econômico não depende apenas de recursos físicos ou capital, mas da capacidade de gerar novas percepções e aplicá-las de forma eficiente. O Prêmio Nobel de 2018 evidenciou como a inovação tecnológica influencia a análise macroeconômica de longo prazo e a formulação de políticas públicas e estratégias empresariais, transformando economias ao redor do mundo. 

Além de Romer, o evento receberá também outra renomada palestrante internacional: Elizabeth Bramson-Boudreau, CEO e publisher da MIT Technology Review, mostrará as tendências em IA, IoT e blockchain, entre outras inovações, e como elas impactam o mundo.

A executiva é conhecida por suas previsões certeiras e abordará essa temática considerando, também, as novas formas de inclusão digital e acessibilidade nos mercados globais. 

O evento também contará com nomes como Sandy Carter, COO da Unstoppable Domains, expert em IA e blockchain, Isaac Sidney, Presidente da Febraban, Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú Unibanco, Tarciana Medeiros, Presidenta do Banco do Brasil, Marcelo Noronha, CEO do Bradesco, Carlos Benitez, CEO da BMP, entre outros. 

Febraban Tech e as 12 trilhas temáticas

Como dito acima, o evento será dividido em 12 trilhas, todas permeadas pelo tema central. Confira: 

  • Beyond Banking e a nova era da hiperpersonalização; 

  • As mudanças socioeconômicas que vêm com a IA; 

  • Open Finance e as novas fronteiras da transformação bancária;  

  • On-chain e o próximo passo dos ativos digitais;  

  • IA e futuro orientado a dados; 

  • Tendências emergentes moldam o setor;

  • IoT, conectividade e velocidade na transformação dos serviços financeiros; 

  • Cibesegurança resiliente e privacidade na era da IA;

  • Nuvem híbrida: A estratégia competitiva do setor financeiro;

  • COP30: Bancos na liderança da transição para finanças verdes e sustentáveis;

  • Governança 2.0 e inclusão financeira: Inovação com propósito no ESG;  

  • O ecossistema dos microsserviços das Fintechs.

BMP terá mega estande no Febraban Tech 2025

Após se destacar na edição de 2024, a BMP promete um estande ainda melhor na edição deste ano. Com um espaço de 240 m², o estande será dividido em três áreas: comercial, conteúdo e a famosa área de basquete. 

Na área de conteúdo estarão ocorrendo palestras ao longo dos três dias de evento com uma programação recheada de especialistas do setor e todas elas serão transmitidas ao vivo no YouTube da Let's Media numa super produção. 

Já a área de basquete traz referência ao CEO Carlos Benitez que foi jogador de basquete e desenvolveu todo o DNA da instituição financeira com a referência da competitividade do esporte. 

"O basquete me fez ser mais resiliente e produtivo na área de negócios. Está no nosso DNA essa construção colaborativa, o trabalho em equipe, a coletividade, a produtividade e a disciplina", contou Benitez. 

Tradição do estande, Benitez revela que serão quatro edições da bola de basquete para este ano: uma branca, uma preta, uma azul e uma com estampa de dólar.  

Questionado sobre a expectativa para o Febraban Tech 2025 após o sucesso nas edições anteriores, Benitez afirma que é a mesma de sempre: ser melhor que na edição anterior. 

"Ser líder em Banking as a Service não é fácil. Uma vez que somos líderes, manter essa hegemonia é um desafio que topamos enfrentar todos os anos", destacou Benitez.

Keep Reading

No posts found